A enorme cúpula mede 93 metros de diâmetro, ou aproximadamente o tamanho de um campo de futebol, e tem 80 metros de altura.

A construção do maior telescópio do mundo atingiu seu ponto mais alto com a montagem da cúpula do telhado e das grandes portas deslizantes que protegerão o observatório.
O Observatório Europeu do Sul (ESO) compartilhou recentemente novas fotos do progresso do Telescópio Extremamente Grande (ELT), o maior telescópio de luz visível e infravermelha do mundo. O ELT está atualmente em desenvolvimento na montanha Cerro Armazones, no Deserto do Atacama, no Chile, e espera-se que veja sua “primeira luz” até 2028.
O ESO compartilhou uma vista deslumbrante da construção do ELT, incluindo uma com um sol glorioso e brilhante nascendo atrás do telescópio em 12 de abril. A foto foi tirada por Eduardo Garcés do Cerro Paranal, onde está localizado o Very Large Telescope do ESO, que fica a cerca de 23 quilômetros do ELT, capturando uma silhueta da estrutura da cúpula cercada por equipamentos de construção.
O ELT atingiu um marco significativo recentemente com a conclusão de uma das portas deslizantes da cúpula – e a montagem da segunda começou – marcando o ponto mais alto da construção da cúpula, de acordo com um comunicado do ESO.
Bandeiras do ESO e do Chile foram colocadas no topo da cúpula do telescópio como parte de uma cerimônia de finalização ou cobertura (chamada Tijerales no Chile) realizada em 16 de abril, que incluiu um churrasco tradicional para os trabalhadores no local e foi transmitida ao vivo para parceiros industriais e institucionais celebrando o marco em Garching, Alemanha, de acordo com o comunicado.
O ESO compartilhou uma visão de perto da estrutura do telhado da cúpula e duas bandeiras tremulando ao vento, que pode produzir rajadas poderosas no deserto do Atacama. As duas portas deslizantes localizadas no telhado da cúpula abrem lateralmente e são projetadas para proteger o telescópio do ambiente hostil do deserto.
Elas ficarão fechadas durante o dia para proteger o telescópio da luz indesejada e abertas à noite para observações astronômicas. A cúpula também inclui um mecanismo para selar o interior, impedindo a entrada de vento, chuva, poeira e luz.

Garcés tirou uma foto semelhante em agosto de 2023, que mostra uma estrutura mais esquelética da cúpula sem seu revestimento protetor e ressalta como a construção progrediu em menos de dois anos.
Outra foto recente do progresso, tirada em 14 de abril usando uma das webcams ao vivo no local, capturou a brilhante Via Láctea fluindo acima da cúpula do telescópio, iluminada por estrelas brilhando no céu noturno.
Espreitando através do telhado aberto está a estrutura branca da estrutura principal do telescópio que suportará seu equipamento óptico, incluindo seu espelho primário que mede 39 metros de diâmetro, nunca antes um telescópio óptico teve algo tão grande.

A enorme cúpula mede 93 metros de diâmetro, ou cerca do tamanho de um campo de futebol, e tem 80 metros de altura. Com um espelho de 39,3 metros de largura, o ELT estudará o universo em luz visível para fornecer uma visão mais detalhada de exoplanetas potencialmente habitáveis, a formação das primeiras galáxias, buracos negros supermassivos e a natureza da matéria escura e da energia escura.
- Fonte: [space.com]
- baseado em informações do artigo da autora [Samantha Mathewson]
- A imagem em destaque foi obtida do mesmo artigo [Crédito imagens: E. Garcés/ESO, ESO/CHEPOX, ESO
- Agradecemos à [Samantha Mathewson] e ao [Space.com] pela inspiração e informações.
Veja também:
- Quais são os diferentes tipos de fotografia?
- 10 Passos para Iniciar na Fotografia: Guia para Iniciantes
- 10 melhores Tipos de Fotografia: Um guia completo
Este artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?